Leiam para que possamos discutir.
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/02/17/brasileiros-sao-mais-europeus-do-que-se-imaginava-923828390.asp
Abracos!
Espaço destinado à discussão de questões antropológicas e sociológicas, à disponibilização de ementas de cursos e links para livros e artigos das Ciências Sociais.
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM
Ciências Sociais
Disciplina: Antropologia Brasileira
1º. semestre de 2011
Objetivos: Discutir os principais temas que marcaram o alvorecer da disciplina no Brasil, enfatizando as questões relacionadas à “formação histórica da nacionalidade brasileira”. Destaque será dado a autores como Raimundo Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Hollanda.
Ementa:
A questão da mestiçagem e da influência do clima na construção de um “caráter nacional”. Os “Tipos e Aspectos” do Brasil. Principais clássicos da literatura antropológica brasileira em seus primórdios.
- MARTIUS, C. F. Von. Como se deve escrever a História do Brasil. In.: O Estado de Direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo, Itatiaia/EDUSP: 1982.
- ROMERO, Sylvio. Theorias da História do Brazil.
Texto Complementar:
- COSTA E SILVA, Alberto. Quem fomos nós no século XX: as Grandes Interpretações do Brasil. In.: Das Mãos do Oleiro: Aproximações. Editora Nova Fronteira: 2005.
- NINA RODRIGUES, R. Os africanos no Brasil. Brasília: UnB, 2004.
- NINA RODRIGUES, R. Os Mestiços Brasileiros. In.: As Collectividades Anormaes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 1939.
- NINA RODRIGUES, R. As Raças Humanas e a Responsabilidade Penal no Brasil. São Paulo, Companhia Editora Nacional: 1938.
- DA CUNHA, Euclides. Os sertões. Rio de Janeiro: Editora Três, 1973.
- CARDOSO, Vicente Licinio. ÀMargem da Historia do Brasil. São Paulo, Companhia Editora Nacional: 1938.
- NINA RODRIGUES, R. A Loucura Epidêmica de Canudos. In.: As Collectividades Anormaes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 1939.
- OLIVEIRA VIANNA, F. J. Ruralismo e Urbanismo. In.: Pequenos Estudos de Psychologia Social. São Paulo, Companhia Editora Nacional: 1942.
- PRADO, Paulo. Retrato do Brasil. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1962.
- FRIEIRO, Eduardo. O Brasileiro Não é Triste. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura – Instituto Nacional do Livro: 1957.
- FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. São Paulo: Editora Global, 2003
- HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio Editora: 1936.
- RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro – A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras: 1995.
- SCHWARZ, Lilia Moritz. Um História de “Diferenças e Desigualdades”- As doutrinas Raciais do Século XIX. In.: O espetáculo das raças: Cientistas, instituições e a questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: 1993 .
- NOGUEIRA, Oracy. Preconceito Racial de Marca e Preconceito Racial de Origem. In.: Tanto Preto Quanto Pranco: Estudos de Relações Raciais. São Paulo, T.A. Queiroz: S/D.
- MELLO, Marco Antonio da Silva; VOGEL, Arno. Monarquia contra República – A Ideologia da terra e o paradigma do milênio na `guerra santa`do Contestado. In.: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n.4, 1989.
- OLIVEIRA E OLIVEIRA, Eduardo. O mulato, um obstáculo epistemológico. Argumento, jan. 1974.
- BENZAQUEN, Ricardo. Guerra e paz: Casa grande e senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. São Paulo: Editora 34, 1994.
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM
Ciências Sociais
Disciplina: Cidadania e Movimentos Sociais
1º. semestre de 2011
Objetivos: Discutir os conceitos de “Cidadania”, “Movimentos Sociais” e “Conflito”, analisando a articulação entre eles em diferentes contextos.
Ementa:
O Conceito de Cidadania. O processo de busca pela Cidadania no Brasil. A questão da exclusão e dos movimentos de reivindicação de direitos.
- MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro, Livraria Ler: S/d.
- BOBBIO, Norberto. Estado, Governo e Sociedade – Para uma teoria geral da política. São Paulo, Paz e Terra: 2010.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil – O Longo Caminho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 2010.
TOMAZI, Nelson Dacio. As desigualdades sociais e educacionais. In.: Sociologia da Educação. São Paulo, Atual Editora: 1997
SIMMEL, Georg. A Natureza Sociológica do Conflito. In: MORAES FILHO, Evaristo de (org.). Coleção Grandes Cientistas Sociais. Ática: São Paulo; 1983.
TURNER, Victor. Social Dramas and Histories about Them. Critical Inquiry, Vol. 7, No. 1.: 1980.
SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. In: Velho, Otávio Guilherme. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro : Zahar editores, 1979.
Tarrow, S. Poder en movimiento. Movimientos sociales, acción colectiva y política de masas en el estado moderno. Madrid, Alianza: 1997.
FRASER, Nancy. Repensando o Reconhecimento. Revista Enfoques, Vol 9 (1): 2010. http://www.ifcs.ufrj.br/~enfoques/